Fornecer – ou ser alvo de – um parecer (Peer Review) sobre um projeto ou um artigo é uma das atividades pelas quais quem está na academia, mais hora ou menor hora, vai passar. Entretanto, não é novidade que, por vezes, eles não são feitos da maneira mais adequada e séria possível. Pensando nisso, Jonathan… Continue lendo
É preciso parar de ler as apresentações?
Em seu artigo do último dia 2 de março no excelente The Chronicle of Higher Education, Rachel Toor toca em um dos pontos cada vez mais em voga quando se trata de congressos e conferências em Humanidades, a saber, a leitura das apresentações. Tanto na Europa quanto nos EUA, e ainda muito mais aqui no… Continue lendo
Já é tempo de ir além do PDF?
Em um artigo publicado na edição de hoje do The Guardian, Ijad Madisch, CEO da ResearchGate, escreve apontando nessa direção. Ao menos no uso de PDFs como a principal ferramenta de divulgação de resultados científicos. Madisch indica como o principal defeito do formato o seu “fechamento” ou “engessamento”. Isso se deveria ao fato de que,… Continue lendo
tumblr do dia: Shit my reviewers say
Se você já recebeu um parecer ridículo, vai se identificar. Se nunca recebeu um, prepare-se para o futuro iminente. De qualquer modo, você vai rir. O Shit My Reviewers Say é um tumblr que é um verdadeiro memorial de trechos bizarros de reviews reais de artigos. Você pode, inclusive, contribuir com o seu. Nas palavras… Continue lendo
Como formar idiotas – Artigo na Gazeta do Povo
Publiquei hoje, na Gazeta do Povo, um artigo sobre a decisão de eliminar as notas baixas de uma secretaria argentina de educação, e seu impacto na formação da nova geração (de idiotas): Essa legião de jovens – que, lembre-se, tornar-se-ão adultos – irá formar sua personalidade sendo privada da mais mínima experiência do fracasso, não… Continue lendo