Procurando por artigos de Shamik Dasgupta em seu site, acabei clicando em uma de suas ementas de curso na qual ele afirmava usar o “Levels System” para avaliação. Como o próprio Dasgupta afirma, o sistema não é dele, é criação do professor Dustin Locke, do Claremont McKenna College.
Segundo Locke, o sistema é baseado na estrutura de jogos de videogame, na qual você só passa para a fase posterior quando completa a anterior (por isso traduzi “level” por “fase”). No entanto, para além da gamificação, o interessante é a construção progressiva dos níveis que parece construir um excelente caminho para o processo de melhora da escrita acadêmica. Grosso modo, os alunos têm x tentativas de passar por todos os níveis e a avaliação consiste na aferição de quão bem sucedido foi o aluno em satisfazer os critérios de cada fase, que são descritos da seguinte forma:
A exposição original de Locke está aqui e a reformulação de Dasgupta, aqui.
Depois de muitos anos recebendo alguns pedidos para um curso online de filosofia, vou oferecer…
Publico abaixo o texto na íntegra da apresentação à minha tradução do livro de Frederick…
Em maio deste ano, tive o prazer de ser convidado pelo Dionisius Amendola, que capitaneia…
Novo artigo aceito para publicação (a sair pela Revista Trans/Form/Ação - UNESP) sobre a leitura…
Relendo a introdução do incrível “Ten neglected classics”, organizado por Eric Schliesser, topo de novo…
If the object of all human investigation were but to produce in cognition a reflection…