Categories: IgrejaOpinião

Artigo Pastoreando 2

Caríssimos. Abaixo, o segundo dos pequenos textos.

 

* * *

 

Na edição passada, comentamos a citação retirada da Carta de São Pedro que nos chamava ao conhecimento e à defesa de nossa fé. Penso que aquela citação está em estreita conexão com outra, agora de São Paulo se dirigindo aos Efésios, capítulo 4, especificamente os versículos 13b e 14. A comunidade de Éfeso passou por diversas tensões e, justamente por conta disso, o Apóstolo diz:

"até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo. 14. Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores."

Quero apontar justamente aquilo que penso ser o centro do conselho de São Paulo: devemos atingir a maturidade, termos uma fé adulta, em oposição àquela de criança, frágil e que é levada por qualquer vento de doutrina. Novamente aparece aqui a relação radical – de raiz –, entre o aprofundamento e a maturidade da fé e o seguimento do Senhor. É assim que podemos chegar "à estatura de Cristo". Nos nossos tempos atuais, assim como entre os Efésios, vivemos nós também em meio a crises e tensões que desafiam nossa maturidade em matéria de fé. Por vezes somos infantis e displicentes com o que não devíamos e adultos e arrogantes quando não nos seria lícito. Se por um lado devemos nos fazer crianças na postura de escuta e confiança em Deus, verdadeiramente entregues a Ele, por outro lado permanecemos na meninice irresponsável em nossos compromissos e conhecimentos das coisas de Deus e de Sua Igreja. E como crescer na fé senão pela oração em conjunto com a escuta atenciosa da Palavra de Deus que emana das Escrituras e do Magistério da Igreja?

Atingir a estatura de Cristo é assumir plenamente a nossa fé com firmeza de propósito e inteligência adulta. Se a vida às vezes nos bate em ondas, que nossa fé e nossa adesão à Igreja não se sujeite aos percalços mas que esteja acima dos ventos enganadores como farol seguro para nosso caminho.

Um abraço.

G. Ferreira

Share
Published by
G. Ferreira

Recent Posts

Curso de Extensão Online – Compreender Filosofia

Depois de muitos anos recebendo alguns pedidos para um curso online de filosofia, vou oferecer…

3 anos ago

Apresentação – Depois de Hegel

Publico abaixo o texto na íntegra da apresentação à minha tradução do livro de Frederick…

5 anos ago

Entrevista ao Bunker do Dio

Em maio deste ano, tive o prazer de ser convidado pelo Dionisius Amendola, que capitaneia…

6 anos ago

Novo artigo sobre Kierkegaard (e Hegel, Heidegger e Trendelenburg)

Novo artigo aceito para publicação (a sair pela Revista Trans/Form/Ação - UNESP) sobre a leitura…

6 anos ago

O Sistema de Fases para avaliação

Procurando por artigos de Shamik Dasgupta em seu site, acabei clicando em uma de suas…

6 anos ago

A filosofia entre a arte e a ciência ou O desafio de Dennett

 Relendo a introdução do incrível “Ten neglected classics”, organizado por Eric Schliesser, topo de novo…

6 anos ago